O balanço dos estragos das chuvas na cidade de Maputo

A cidade de Maputo enfrenta fenômenos extremos crescentes que podem resultar em inundações. Serra explica que a situação na grande Maputo está relacionada, em parte, à ausência de planejamento territorial. A expansão urbana tem ocorrido de maneira caótica, ocupando áreas de cursos d’água e permitindo construções não resistentes em locais críticos, levando à erosão e deslizamentos de terra.

Ainda existem baías inundadas em Maputo, com casas abandonadas e ruas intransitáveis. As intensas chuvas também causaram sérios problemas de erosão em diversas baías da capital moçambicana.

É evidente que a chuva, não necessariamente a ocorrida nas últimas 24 horas, acarreta sérios problemas. Assim, é crucial reavaliar tudo e aprender de uma vez por todas com as inundações urbanas, reconhecendo sua natureza recorrente. Devemos corrigir os equívocos territoriais e desenvolver soluções que abordem esse desafio persistente.

O analista político Alberto Manque afirma que há falta de visão política para lidar com as inundações nas cidades moçambicanas. Anualmente, vemos a reconstrução dos mesmos postos de saúde que desabam e perdem telhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *